Dr. Luiz Guedes » A Importância das Vitaminas

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A Importância das Vitaminas

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Por Que Devemos Consumir Vitaminas Diariamente?

O consumo diário de vitaminas é fundamental para sustentar todas as reações químicas realizadas pelo organismo e para garantir que o metabolismo funcione perfeitamente, permitindo que o sistema imunológico atue quando necessário e proporcionando energia para todos os sistemas.

As vitaminas são nutrientes que o organismo precisa para se manter ativo e saudável, mas que não os produz, obrigando-o a absorver tais nutrientes através da alimentação. Sendo assim, uma alimentação pobre em vitaminas não oferece tudo o que é necessário para que o corpo funcione perfeitamente, no entanto, uma alimentação rica em nutrientes possibilita qualidade de vida e saúde graças às vitaminas presentes em cada um dos alimentos.

Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis necessitam de lipídeos para se tornarem solúveis, mas como não são utilizadas diariamente, tendem a ficar acumuladas nos tecidos adiposos para suprir a necessidade diária. São vitaminas que não precisam, necessariamente, serem consumidas todos os dias, mas que devem estar presentes em algumas refeições ao longo da semana.

Vitamina A

Encontrada em vegetais alaranjados e alimentos de gorduras como cenoura, abóbora, ovos, leite e fígado, a Vitamina A é responsável pela proteção das células contra os radicais livres, além de cuidar dos tecidos epiteliais. Em muitos casos, a ausência de Vitamina A pode causar dificuldades para enxergar ou até mesmo cegueira;

Vitamina D

Apesar de estar presente em alimentos como peixes gordos e fígado, necessita da radiação solar para auxiliar em sua sintetização no organismo. A Vitamina D auxilia na produção de insulina e no processo de absorção do cálcio, sendo fundamental para crianças e pessoas da terceira idade;

Vitamina E

A Vitamina E é uma vitamina completa, pois age no sistema nervoso, sistema muscular e auxilia na prevenção contra determinados tipos de câncer, além de melhorar o sistema imunológico. Pode ser adquirida em alimentos conhecidos pela ‘gordura boa’, como amendoim, sementes de girassol, algumas castanhas e vegetais de folhagem escura;

Vitamina K

Conhecida por atuar no sistema circulatório, a Vitamina K é uma das principais fontes da coagulação sanguínea. Sua ausência pode desencadear hemorragias e problemas estruturais nos ossos. Para consumir Vitamina K, recomenda-se couves, fígado, feijão e leite.

Vitaminas Hidrossolúveis

Já as vitaminas hidrossolúveis transitam com maior facilidade pelo sistema, sendo absorvida quando necessária e descartada constantemente através da urina. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, as hidrossolúveis não ficam armazenadas em nenhum tecido, logo, por serem solúveis em água e terem um processo de descarte muito frequente, as vitaminas hidrossolúveis devem ser consumidas em altas quantidades e diariamente, de modo a garantir energia e nutrição para o organismo sempre que necessário.

Vitamina B1

Por se tratar de uma vitamina necessária no dia a dia, a Vitamina B1 pode ser facilmente encontrada em cereais integrais, oleaginosas e fontes animais como fígado e carne de porco. A vitamina é fundamental para regular o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, além de auxiliar no controle do peso. A ausência de Vitamina B1 pode desencadear fraqueza e transtornos emocionais;

Vitamina B2

O consumo de Vitamina B2 diariamente auxilia diretamente na produção de células vermelhas, melhorando o funcionamento do organismo e gerando energia para o metabolismo. Além disso, a vitamina também colabora para a diminuição de acnes e reduz os riscos de doenças oculares como a catarata. É possível absorver a Vitamina B2 em alimentos como ovos, leite e seus respectivos derivados, carne vermelha e vegetais de folhas verdes, como o brócolis e a couve;

Vitamina B3

A Vitamina B3, encontrada em carnes no geral e em cereais como o trigo, age diretamente na redução dos níveis de colesterol e no controle dos níveis de diabetes. Sua ingestão diária se torna uma forma simples de combate às doenças como o Alzheimer e determinados tipos de câncer. Pessoas que sofrem com artrite devem recorrer ao consumo de alimentos com Vitamina B3 para aliviar os sintomas e reduzir as dores;

Vitamina B5

Alimentos ricos em Vitamina B5 agem diretamente no metabolismo, processando carboidratos e gorduras de forma eficaz, auxiliando na perda de peso. A vitamina também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia para uso diário. Consumir Vitamina B5 é uma forma simples de reduzir os níveis de colesterol. As principais fontes da Vitamina B5 são cogumelos, batata doce, fígado, carnes magras, sementes de girassol e demais oleaginosas;

Vitamina B6

A Vitamina B6 é fundamental para metabolizar proteínas e auxiliar na produção de hormônios como a serotonina, aliviando sintomas da TPM e ajudando no combate à depressão. Além disso, a Vitamina B6 também estimula a produção de células vermelhas e melhora a saúde do coração. A ausência de tal vitamina pode desencadear crises convulsivas e sensação de adormecimento na pele. Para repor os níveis diários de Vitamina B6 no organismo, recomenda-se o consumo de alimentos como aveia, banana, abacate e cereais;

Vitamina B7

Presente em alimentos como o ovo, soja, legumes de folhas verdes e peixes, a Vitamina B7 é fundamental para a reparação de tecidos, melhorando a saúde da pele e das unhas, e para o ganho de massa muscular. A vitamina consegue melhorar o metabolismo e queimar gorduras ao mesmo tempo em que regula os níveis de glicose no sangue, portanto, o resultado do consumo adequado de Vitamina B7 é um corpo saudável e esbelto;

Vitamina B9

Popularmente conhecida como ácido fólico, a Vitamina B9 é essencial para o bem-estar diário. Uma vez no organismo, a vitamina auxilia na redução de transtornos emocionais e diminui as chances de AVC. Além disso a Vitamina B9 auxilia no sistema cardiovascular, estimulando a produção de hemoglobinas e agindo diretamente no metabolismo. A Vitamina B9 pode ser encontrada em frutas secas, na gema do ovo, em peixes e no fígado de boi, frutas e vegetais de cores fortes como cenoura e abóbora também são excelentes fontes dessa vitamina;

Vitamina B12

Entre as vitaminas do Complexo B, a Vitamina B12 é a mais conhecida pelo público num geral, mas poucos conhecem suas verdadeiras vantagens. Primeiramente, a Vitamina B12 é utilizada para auxiliar no metabolismo, fornecendo energia e agindo diretamente na disposição diária, contudo, seus benefícios englobam outros sistemas, como o nervoso e o cardiovascular, uma vez que a vitamina estimula na produção de hormônios e na prevenção de doenças cardíacas causadas pela ausência de determinados aminoácidos. A Vitamina B12 também é recomendada para casos de anemia e pode ser encontrada em alimentos como fígado, peixes gordos e probióticos como o Kefir e derivados;

Vitamina B17

A Vitamina B17 é uma das principais apostas para o combate e tratamento do câncer atualmente e pode ser facilmente encontrada em alimentos como sementes, castanhas, cereais e até mesmo no arroz integral. Suas propriedades também melhoram na disposição e na desintoxicação do organismo. Recomenda-se que seja consumida diariamente em pequenas quantidades, de modo a repor os níveis necessários pelo organismo sem sobrecarrega-lo com o excesso da vitamina.

Diversifique os Pratos e Construa Uma Alimentação Saudável

Para consumir todas as vitaminas necessárias diariamente, diversifique os cardápios e busque quais são as melhores fontes de determinadas vitaminas. Conhecer os alimentos é o primeiro passo para melhorar a alimentação e desenvolver uma dieta exclusiva de acordo com as necessidades de cada um.

Peça a ajuda de um profissional para montar cardápios diferenciados e saborosos e realize exames constantemente para analisar quais vitaminas podem ser acrescentadas no dia a dia e quais alimentos são ideais para o seu organismo. O segredo está no equilíbrio, garantindo bem-estar e qualidade de vida em curto, médio e, principalmente, em longo prazo.




Dr. Luiz Guedes

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A Importância das Vitaminas

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Por Que Devemos Consumir Vitaminas Diariamente?

O consumo diário de vitaminas é fundamental para sustentar todas as reações químicas realizadas pelo organismo e para garantir que o metabolismo funcione perfeitamente, permitindo que o sistema imunológico atue quando necessário e proporcionando energia para todos os sistemas.

As vitaminas são nutrientes que o organismo precisa para se manter ativo e saudável, mas que não os produz, obrigando-o a absorver tais nutrientes através da alimentação. Sendo assim, uma alimentação pobre em vitaminas não oferece tudo o que é necessário para que o corpo funcione perfeitamente, no entanto, uma alimentação rica em nutrientes possibilita qualidade de vida e saúde graças às vitaminas presentes em cada um dos alimentos.

Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis necessitam de lipídeos para se tornarem solúveis, mas como não são utilizadas diariamente, tendem a ficar acumuladas nos tecidos adiposos para suprir a necessidade diária. São vitaminas que não precisam, necessariamente, serem consumidas todos os dias, mas que devem estar presentes em algumas refeições ao longo da semana.

Vitamina A

Encontrada em vegetais alaranjados e alimentos de gorduras como cenoura, abóbora, ovos, leite e fígado, a Vitamina A é responsável pela proteção das células contra os radicais livres, além de cuidar dos tecidos epiteliais. Em muitos casos, a ausência de Vitamina A pode causar dificuldades para enxergar ou até mesmo cegueira;

Vitamina D

Apesar de estar presente em alimentos como peixes gordos e fígado, necessita da radiação solar para auxiliar em sua sintetização no organismo. A Vitamina D auxilia na produção de insulina e no processo de absorção do cálcio, sendo fundamental para crianças e pessoas da terceira idade;

Vitamina E

A Vitamina E é uma vitamina completa, pois age no sistema nervoso, sistema muscular e auxilia na prevenção contra determinados tipos de câncer, além de melhorar o sistema imunológico. Pode ser adquirida em alimentos conhecidos pela ‘gordura boa’, como amendoim, sementes de girassol, algumas castanhas e vegetais de folhagem escura;

Vitamina K

Conhecida por atuar no sistema circulatório, a Vitamina K é uma das principais fontes da coagulação sanguínea. Sua ausência pode desencadear hemorragias e problemas estruturais nos ossos. Para consumir Vitamina K, recomenda-se couves, fígado, feijão e leite.

Vitaminas Hidrossolúveis

Já as vitaminas hidrossolúveis transitam com maior facilidade pelo sistema, sendo absorvida quando necessária e descartada constantemente através da urina. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, as hidrossolúveis não ficam armazenadas em nenhum tecido, logo, por serem solúveis em água e terem um processo de descarte muito frequente, as vitaminas hidrossolúveis devem ser consumidas em altas quantidades e diariamente, de modo a garantir energia e nutrição para o organismo sempre que necessário.

Vitamina B1

Por se tratar de uma vitamina necessária no dia a dia, a Vitamina B1 pode ser facilmente encontrada em cereais integrais, oleaginosas e fontes animais como fígado e carne de porco. A vitamina é fundamental para regular o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, além de auxiliar no controle do peso. A ausência de Vitamina B1 pode desencadear fraqueza e transtornos emocionais;

Vitamina B2

O consumo de Vitamina B2 diariamente auxilia diretamente na produção de células vermelhas, melhorando o funcionamento do organismo e gerando energia para o metabolismo. Além disso, a vitamina também colabora para a diminuição de acnes e reduz os riscos de doenças oculares como a catarata. É possível absorver a Vitamina B2 em alimentos como ovos, leite e seus respectivos derivados, carne vermelha e vegetais de folhas verdes, como o brócolis e a couve;

Vitamina B3

A Vitamina B3, encontrada em carnes no geral e em cereais como o trigo, age diretamente na redução dos níveis de colesterol e no controle dos níveis de diabetes. Sua ingestão diária se torna uma forma simples de combate às doenças como o Alzheimer e determinados tipos de câncer. Pessoas que sofrem com artrite devem recorrer ao consumo de alimentos com Vitamina B3 para aliviar os sintomas e reduzir as dores;

Vitamina B5

Alimentos ricos em Vitamina B5 agem diretamente no metabolismo, processando carboidratos e gorduras de forma eficaz, auxiliando na perda de peso. A vitamina também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia para uso diário. Consumir Vitamina B5 é uma forma simples de reduzir os níveis de colesterol. As principais fontes da Vitamina B5 são cogumelos, batata doce, fígado, carnes magras, sementes de girassol e demais oleaginosas;

Vitamina B6

A Vitamina B6 é fundamental para metabolizar proteínas e auxiliar na produção de hormônios como a serotonina, aliviando sintomas da TPM e ajudando no combate à depressão. Além disso, a Vitamina B6 também estimula a produção de células vermelhas e melhora a saúde do coração. A ausência de tal vitamina pode desencadear crises convulsivas e sensação de adormecimento na pele. Para repor os níveis diários de Vitamina B6 no organismo, recomenda-se o consumo de alimentos como aveia, banana, abacate e cereais;

Vitamina B7

Presente em alimentos como o ovo, soja, legumes de folhas verdes e peixes, a Vitamina B7 é fundamental para a reparação de tecidos, melhorando a saúde da pele e das unhas, e para o ganho de massa muscular. A vitamina consegue melhorar o metabolismo e queimar gorduras ao mesmo tempo em que regula os níveis de glicose no sangue, portanto, o resultado do consumo adequado de Vitamina B7 é um corpo saudável e esbelto;

Vitamina B9

Popularmente conhecida como ácido fólico, a Vitamina B9 é essencial para o bem-estar diário. Uma vez no organismo, a vitamina auxilia na redução de transtornos emocionais e diminui as chances de AVC. Além disso a Vitamina B9 auxilia no sistema cardiovascular, estimulando a produção de hemoglobinas e agindo diretamente no metabolismo. A Vitamina B9 pode ser encontrada em frutas secas, na gema do ovo, em peixes e no fígado de boi, frutas e vegetais de cores fortes como cenoura e abóbora também são excelentes fontes dessa vitamina;

Vitamina B12

Entre as vitaminas do Complexo B, a Vitamina B12 é a mais conhecida pelo público num geral, mas poucos conhecem suas verdadeiras vantagens. Primeiramente, a Vitamina B12 é utilizada para auxiliar no metabolismo, fornecendo energia e agindo diretamente na disposição diária, contudo, seus benefícios englobam outros sistemas, como o nervoso e o cardiovascular, uma vez que a vitamina estimula na produção de hormônios e na prevenção de doenças cardíacas causadas pela ausência de determinados aminoácidos. A Vitamina B12 também é recomendada para casos de anemia e pode ser encontrada em alimentos como fígado, peixes gordos e probióticos como o Kefir e derivados;

Vitamina B17

A Vitamina B17 é uma das principais apostas para o combate e tratamento do câncer atualmente e pode ser facilmente encontrada em alimentos como sementes, castanhas, cereais e até mesmo no arroz integral. Suas propriedades também melhoram na disposição e na desintoxicação do organismo. Recomenda-se que seja consumida diariamente em pequenas quantidades, de modo a repor os níveis necessários pelo organismo sem sobrecarrega-lo com o excesso da vitamina.

Diversifique os Pratos e Construa Uma Alimentação Saudável

Para consumir todas as vitaminas necessárias diariamente, diversifique os cardápios e busque quais são as melhores fontes de determinadas vitaminas. Conhecer os alimentos é o primeiro passo para melhorar a alimentação e desenvolver uma dieta exclusiva de acordo com as necessidades de cada um.

Peça a ajuda de um profissional para montar cardápios diferenciados e saborosos e realize exames constantemente para analisar quais vitaminas podem ser acrescentadas no dia a dia e quais alimentos são ideais para o seu organismo. O segredo está no equilíbrio, garantindo bem-estar e qualidade de vida em curto, médio e, principalmente, em longo prazo.